[Resenha] Laços de Sangue de Richelle Mead









Titulo : Laços de Sangue
Autor : Richelle Mead
Paginas : 430
Editora : Seguinte
Gênero : Romance Sobrenatural, Vampiro,Spin-off
Classificação:

Sinopse :

Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger - os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável - ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono - o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade. Assim, pelo bem dos humanos, Sydney aceita se disfarçar de estudante e passa a conviver diariamente com Jill e seu guardião Eddie, quando os três são matriculados como irmãos no último lugar em que qualquer um procuraria a realeza dos vampiros - a Escola Preparatória Amberwood, em Palm Springs, na Califórnia. Mas entre uma pizza e outra, entre um jogo de minigolfe e uma conversa sobre garotos, ela começa a ter a sensação de que talvez esses seres estranhos não sejam tão maus assim, principalmente Adrian, um vampiro muito próximo de Jill que desperta os sentimentos mais contraditórios - e proibidos - em Sydney...  O problema é que além de refletir sobre suas convicções e se preocupar com o seu coração, que anda acelerando mais do que deveria, a garota terá de encarar outros inconvenientes um pouco mais graves, como as tatuagens que viraram febre entre os alunos da escola e que parecem conferir poderes sobrenaturais a quem as usa. De que ingredientes elas eram feitas? Quem estaria por trás disso? Será que havia algum alquimista traidor entre eles? Caberá a Sidney resolver todos esses mistérios e garantir a paz entre os humanos antes que seja tarde demais.


Laços de Sangue é um spin-off (quando um autor baseia em sua escrita, uma outra série usando a sua mitologia da primeira série que acarretou a origem dos personagens, locais etc...) da famosa serie Academia de vampiros. Mas para quem não leu Academia de Vampiros vai conseguir ler numa boa essa nova série. Eu confesso que por não ter lido a serie anterior, fiquei boiando e meio perdida em alguns momentos (eles citam bastante personagens da série anterior), mas mesmo assim deu para entender a história toda.
"...-Você sabe por que. Humanos e vampiros não podem ficar juntos! é repugnante e errado - as palavras saltaram da minha boca antes que eu pudesse segura-las - Até um dampiro como você sabe disso.
- "Até um dampiro como eu" ?
Suponho que tenha sido um pouco insultante, mas não tinha como evitar. Os alquimistas "eu incluída" nunca acreditavam que os dampiros e os Morois se preocupavam o suficiente com problemas que eram importantes para nós...
- Estou falando sério - disse a ele - Isso é algo com que todos nós concordamos.
O sorriso de Eddie sumiu.
- É mesmo."
Mas é claro que quem já é fã e gosta de A.V. vai amar cada página deste livro.
Adrian é um personagem, cativante e sarcástico do jeito que eu gosto, e Sidney é cheia de personalidade, preconceitos e grilos. Sentimentos que vão se transformando no decorrer da história.
Afinal humanos podem ser tão maléficos quanto qualquer vampiro.
“Afinal de contas, ele era um vampiro. Era ridículo admirá-lo da mesma forma que eu faria com um humano.” 
Este livro é todo narrado por Sidney, uma alquimista, que ficou muito encrencada depois de ter ajudado na fuga de Rose, no final de A.V. E agora ela tem a sua chance de provar o seu devido valor, retomar a sua profissão e também provar que não é uma traidora de rua espécie (os humanos). Sidney tem seus medos e princípios, ela não acredita que humanos, vampiros e dampiros possam viver em harmonia, pois ao seu modo de ver, são todos cruéis e sedentos por sangue. Então tentando proteger a sua irmã (pois ela está sendo requisitada para uma missão). Sidney se oferece para ir em seu lugar, alegando ter mais experiência com os vampiros.
"...Mas antes mesmo que eu pudesse terminar de falar, uma onda de tontura me atingiu e eu cambaleei. Adrian fez o melhor que pode para me segurar, mas estava bem desajeitado ...
Nos nos apoiamos um contra outro e eu quase dei risada do ridículo da situação, um tentando ajudar o outro, sendo que nenhum dos dois estava e condições de fazer isso..."
Sua missão é proteger Jill Dragomir, Irma de Lissa Dragomir(rainha dos Moroi). Jill sofreu um atentado “misterioso” e agora precisa de toda a ajuda possível para se manter segura.
Sidney se passa por irmã de Jill e Eddie, e com isso eles acabam indo para uma escola no deserto, e é tudo uma experiência nova para ela, que foi educada em casa para ser um alquimista. E é claro ela acaba fazendo uma bela amizade com os vampiros, principalmente com Adrian.
Adrian no começo se mostra difícil de se lidar, pois está, tentando curar a dor de cotovelo e suas magoas, por seu amor não correspondido por Rose. Mas no final acaba se mostrando bem prestativo e eficiente.
“- Ser encantador é o meu passatempo – Adrian respondeu, obstinado. – Eu sou a vida de qualquer festa… mesmo sem beber. Não fui feito para ficar sozinho.”
Relembrando :
Os Moroi são tolerantes ao sol, porém ficam fracos se expostos por muito tempo, se alimentam de sangue humano, mas não matam sua presa; Os Strigoi: não toleram o sol, matam sua presa e vivem em guerra com outros seres místicos. E ainda existem os Dampiros descendentes de Moroi com humanos, que não necessitam de sangue, e guiam os Moroi em suas lutas. 

11 comentários:

  1. o VA tá na minha lista a tempos!
    ai eu vi essa série e muitos elogios e achei interessante que são alquimistas e a minha principal dúvida vc respondeu nas primeiras linhas: se dá p ler a bloodlines antes do VA. eu sou meio muito fã de sobrenatural e em vários sites eu li elogios para as duas séries, não sei pq ainda não li.
    adorei a descrição dos personagens em especial do Adrian, parece ser daqueles paixão a primeira vista.
    da autora eu li a canção do succubus que eu amei (ai eu acho q vou terminar essa série primeiro antes de entrar no VA p depois ir p Bloodlines, acho q vai demorar um pouquinho...)

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosta do estilo, esse livro deve ser muito bacana. Aliás, a experiência deve ser ainda melhor para os que já leram a série A.V.
    Particularmente, não simpatizo com esses "seres" e não fico com tanta vontade de ler história assim. É só questão gosto mesmo, porque vejo a autora ser muito bem criticada pelos bons personagens e pela narrativa fluida.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante da série Academia de Vampiros e claro que não poderia deixar de ler o spin-off, ainda mais tendo o Adrian. Mas confesso que já tenho esse livro a mais de um ano e ainda não comecei a ler. Resolvi esperar todos serem lançados. Cansei um pouco de ter que ficar meses esperando pela continuação, que no caso desse serie nem tem demorado muito. Logo logo lançam o último e vou poder ler todos de uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adriana, espero que você esteja melhor da rinite!
    Assim como você, e apenas lendo a sinopse, fiquei boiando pois também não li a série Academia de Vampiros, está na minha lista de leitura faz um tempão...
    Também gosto de personagens cativantes e sarcásticos, assim como cheios de personalidades! Amei a capa, e com certeza entrou pra minha lista que cresce a cai dia rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, estou melhor sim, quase pronta pra outra. SQN kkk muito obrigado por perguntar. Bj

      Excluir
  5. Nunca li nada da Richelle, mas vi a adaptação de Vampire Academy e lembro que achei complicado entender as raças de vampiros. No geral, os livros dela não me chamam a atenção e acabo dando preferência às adaptações.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriana!
    Então, não gosto muito de histórias com vampiros, por isso não me interesso muito por essa série. Apesar de achar que é bem interessante para os fãs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi! Nunca li Academia de Vampiros, mas tenho uma vontade enorme, já assistir o filme, no entanto não é a mesma emoção de ler. Não sabia que era baseada na outra série, confesso que nunca tinha me interessado por ela. Gosto desse universo tão sombrio que é o dos vampiros e desses seres e agora, depois da resenha, consegui gostar um pouco de Laços de sangue.

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por VA e foi uma das minhas primeiras séries sobrenaturais então tenho um carinho especial pela Richelle Mead.
    Quando terminei VA fiquei sofrendo por causa do Adrian então fiquei bem feliz quando soube do lançamento desse spin off. Ainda não tive oportunidade de ler, mas mal vejo a hora ^.^

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li Vampire Academy, mas já ouvi dizer que é muito bom, e que o filme foi bem ruim! Como eu não li os livros da saga, com certeza ficarei boiando nesse spin-off. Gostaria de ler não só por ter vampiros, mas também por saber que contém uma diferenciação ao comparado com outras sagas, fazendo com o que o leitor se interesse mais!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Adri. *-*

    Sei que sumi, mas não me esqueci de você. Esse mês de março foi corrido.
    A respeito de Bloodlines, eu simplesmente estou amando essa serie. Já li os dois primeiros e estou bem animada com os próximos. Gosto demais da escrita da Richelle, que venha mais livros dela por aí.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio: Romances de Época

    ResponderExcluir