Desaparecida de Catherine McKenzie








Titulo: Desaparecida
Autor :  Catherine McKenzie
Paginas : 320
Editora : LeYa
Gênero : Romance, Chick-lit
Classificação :


Sinopse :

Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper? “Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas.” Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig. Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pena se sacrificar tanto em nome do trabalho? Amava Craig de verdade? Queria mesmo ter aquela vida de volta? Romântico e espirituoso, Desaparecida revela a envolvente trama de uma mulher à procura de si mesma.

Este é com certeza um dos melhores livros que li este ano. Um chick-lit surpreendente.
Desaparecida conta a historia de Emma Tupper, uma mulher de 34 anos, advogada de sucesso que está quase conseguindo realizar o sonho de se tornar sócia de um dos escritórios mais bem conceituados. Namora com o também advogado Craig. E tem uma vida, aparentemente feliz.
Sua mãe esta muito doente e depois de algum tempo vem a falecer, porem não conseguiu realizar seu maior sonho, que era conhecer a Africa. Sendo assim, Emma descobre que sua mãe deixou para ela uma passagem de ida e a volta em aberto. E para realizar o desejo da mãe ela parte rumo ao desconhecido.

So que quando chega lá varias coisas acontecem, ela adoece e quase morre, e quando enfim se recupera, tem um grande terremoto que deixa o vilarejo onde ela está totalmente incomunicável por meses. Quando ela consegue voltar, depois de seis longos meses, ela tem a certeza de que tudo estará como ela deixou, e aos poucos ela foi percebendo que algo estava errado, como o cartão do banco que não funciona, seu email estava desativado etc. A primeira grande surpresa de Emma é quando ela tenta entrar no seu apartamento e a chave não funciona. Ela recorre a vizinha que infelizmente não se encontra, e ela acaba esbarrando com um estranho que lhe oferece ajuda.

Dominic, oferece para ela, usar o telefone de seu apartamento, e ela aceita, o que ela não esperava era que o apartamento dele fosse o seu. Ela tenta convence-lo de que este é o seu apartamento, e ele acha que ela é uma maluca. Mas depois de desfeita a confusão e muito a contra gosto ele lhe oferece para ficar até ela achar um local pra morar. Porem quando ela investigar para saber o que esta acontecendo, descobre que como não conseguiam entrar em contato com ela após o terremoto ela foi dade como morta. Suas contas estão bloqueadas, o apartamento relocado, suas coisas pessoais despejadas, seu carro rebocado (quase leiloado), seu emprego e seus clientes repassados para sua pior inimiga, e seu namorado seguiu em frente com a sua vida. E Emma está totalmente sem chão.

A unica pessoa que não acreditava que ela estaria morta era a sua melhor amiga a fofa da Stephanie. Que parte numa busca desesperada cheia de encontros e desencontros.
Dominic é um fotografo lindo e envolvente, que guarda um segredo e uma historia pessoal muito complicada. Mas quando vamos conhecendo melhor a sua vida, é impossível não se apaixonar por ele. Porem Craig chega a se arrepender de ter desistido de Emma tão fácil e decide lutar por ela novamente. Mas isso pode ser mais difícil do que ele imagina.

O livro é simplesmente maravilhoso de uma leitura simples e fácil. E confesso que se fosse pela capa ( que achei simples, meio infantilizada e com um toque de melancolia) eu não o leria, mas a história já me conquistou logo nas primeiras paginas. Todos acham que depois de uma experiência "pós morte" ela deve mudar totalmente a sua vida. E Emma acha que a vida dela era ótima do jeito que estava, é claro que muita coisa muda automaticamente, mas ela tem consciência de que as decisões e mudanças tem que serem tomadas por ela e não pelo outros. E eu achei este o ponto auto da historia, que realmente me surpreendeu. E quando acabei de ler o livro, fiquei com a sensação de que a historia estava concretizada, que o fim me satisfez. Com drama, emoção e comedia na dose certa. 
Enfim eu simplesmente amei.

Trechos :
"Eu me esforço para inspirar a lufada de ar frio da neve enquanto o sangue se concentra nas minhas orelhas.
Não, não, não. Isso não pode estar acontecendo.
Mas está."
"Tudo fica escuro ao meu redor. Sinto que acabei de despertar e de sair de minha viagem por Matrix, coberta de gosma primordial e lutando para respirar. Mas se esta é uma realidade paralela, onde está o sábio mentor que vai explicar o que está acontecendo?"
 "Deixo o telefone  cair no balcão e empurro Dominic ao passar por ele, na direção da porta da frente.
- Emma. Ei Emma, espera …
Os chamados de Dominic me acompanham até o final do corredor, mas não consigo parar. Preciso sair, ir para longe deste lugar onde tudo parece como seis meses antes, onde tudo não passa de uma visão showroom de minha vida."

17 comentários:

  1. Oi Adriana!
    Vi Desaparecida ainda ontem na livraria, mas como estava com pressa acabei nem lendo a sinopse, então sua resenha chegou na hora perfeita :)
    Eu até que gostei dessa capa, mas não parece ter muito a ver com a história e é meio infantil mesmo. Parece ser um livro muito bom, fiquei curiosa!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário de você, eu simplesmente amei a capa. Já estava morrendo de vontade de ler o livro, agora, tenho que ler. rs
    A premissa da história me agrada muito, aliás, os melhores livros que já li seguem algo parecido. A personagem parece se encontrar em uma situação bem complicada e misteriosa (de certa forma). Não imagino como me sentiria se passasse por algo assim, com certeza seria difícil de seguir em frente e criar novos sentidos na vida.
    Estou animada, curiosa e com altas expectativas. Espero ter a chance de ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriana!
    Nossa, chick-lit é um dos meus gêneros favoritos e Desaparecida parece ser um ótimo livro! É bem verdade que muitos desejam recomeçar do zero, mas ser dada como morta... Emma deve ter ficado maluca. rs Quero muito saber como vai terminar essa confusão!
    Sério que não gostou da capa? Achei bem bonitinha. :)

    ResponderExcluir
  4. A situação que essa protagonista passou é, no mínimo, complicada. Não consigo imaginar uma coisa dessas acontecendo comigo. Sem teto, sem dinheiro, sem emprego e sem Email?!?! Seria o fim. kkkkkkk
    Fiquei bem curioso pra ler esse livro e ver a jornada da Emma em busca da sua velha, ou nova, vida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Raramente me interesso por chicklit.. geralmente torço o nariz quando sei que é um... mas esse esta entre uma rara exceção

    ResponderExcluir
  6. Bom, não dá pra "desaparecer" por 6 meses, voltar e querer encontrar tudo do mesmo jeito... é pedir um pouco demais hahahahaha
    Não me vejo na mesma situação da protagonista... preciso de radio, tv, internet, celular.
    Não consigo imaginar isso!

    ResponderExcluir
  7. Quando li a sinopse, pensei que seria mais um drama, mas gostei de saber que é um chick-lit. Parece ser uma história leve, e super divertida, mas com uma lição por trás... reconstruir sua vida e se reconhecer. Já vou colocar ele nos meus desejados :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu já me interessei pelo livro por causa da capa, achei ela super fofa. A resenha me chamou muito atenção, e o livro parece ser bem bacana. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Dri, este é mais um livro que tive o prazer de conhecer na Bienal. Gostei muito da apresentação dele e na hora já fiquei interessada. Bom saber que você gostou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a capa, não imaginei que fosse um chick-lit, que eu adoro!
    E mesmo com alguns detalhes que comprometam a historia, fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  11. QUe resenha mais linda,
    eu não sabia que era um chik lit..eu achava que era um romance apenas, agora quero ler ainda mais, curiosa para saber como ela resolve todas estas reviravoltas que aconteceram durante o tempo que esteve fora,
    gente 6 meses e o cara ja segue em frente..que isso. espero que ela não tenha ficado com ele rsrs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha Adriana. O livro parece ser realmente muito bom. Ainda não o conhecia, mas sendo chick-lit já está entre os meus desejados. Gosto muito desse gênero. Super curiosa para saber como a Emma vai resolver toda essa confusão. Ficar 6 meses desaparecida não é fácil.

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha,me deixou super curiosa para ler o livro,amo livros assim,quero ver como ela vai resolver essa situação.

    ResponderExcluir
  14. Não leio muito chick-lit, mas ao ler sua resenha fiquei muito curiosa para ler esse livro, assim que tiver a oportunidade de lê-lo com certeza irei o ler.

    ResponderExcluir
  15. Adriana eu confesso que não tava muito afim de ler esse livro, pois me disseram que ele era meio fraquinho e tal, mas eu tava enganada, a historia me pareceu surpreendente. Não vejo a hora de poder me deliciar na leitura.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  16. Adri, eu fiquei muito irritada com a família de Emma. Ela some por 6 meses e até o namorado já arranja outra... e sua concorrente, puxa :/
    E isso tudo depois de perder a mãe e ganhar de presente dela uma viagem em que tudo acontece. Coitada... este livre parece muito bom mesmo.
    Concordo que a capa podia ser melhor... eu não esperava uma história tão bacana.
    adorei!

    ResponderExcluir
  17. Ao contrário de você, eu amei a capa e, talvez pelo fato de não saber ao fundo do que se trata o livro, não achei infantilizada e tudo mais. Não sou muito adepta a chick-lit mas também não dispenso... o que a Emma passou foi bem sofrida hein hahah não sei como encararia essa situação rs Vou pesquisar um pouco mais sobre esse livro e quem sabe né? rs

    ResponderExcluir