Dicas de como fazer uma criança pequena gostar de ler?


Dicas de especialistas para crianças de até 5 anos ter amor pelos livros.
Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Descubra a importância da leitura para todas as idades!

Imagine uma janela aberta e a imensidão da paisagem. A leitura é mais ou menos isso: um mundo de informação e fantasia que está além do alcance e que ela aproxima. "A leitura permite apresentar à criança um mundo que não conhece, nem ainda viu, mundo que ela vai reconhecer e até se identificar", diz Theodora Maria Mendes de Almeida, diretora do colégio Hugo Sarmento. "Funciona como espelho, permitindo conhecer as próprias emoções e também as dos outros".

Tão importante é a leitura que ela está associada ao prazer, algo que deve ser transmitido pelos pais diariamente. "Durante a atividade, o objetivo é desenvolver o prazer de ler na criança - e não demonstrar preocupação com o que tem de ser feito para ela ler melhor e mais rápido", aponta Theodora. Entre dois e cinco anos, essa criança se apresenta mais ou menos familiarizada com o universo dos livros, o que deve ser aproveitado pelos pais de modo a promover suas capacidades de leitura. "Ela já entende, por exemplo, que o texto de um livro não muda, a história é sempre a mesma e ela gosta que seja assim", destaca a especialista. Outras características da relação entre livros e crianças de dois a cinco anos, são destacadas a seguir:

 A ajuda é necessária
As crianças, nessa idade, ainda não sabem ler sozinhas. "Fazem a chamada ‘pseudoleitura’, ou seja, elas sabem do que trata a história, reconhecem o livro pelas ilustrações e até recontam em parte o conteúdo, mas é só", diz Theodora. Ou seja: elas precisam da ajuda de um adulto para orientar a leitura.
Repetir é natural
    Por ter a atenção curta, essas crianças gostam que o mesmo livro seja lido várias vezes, pois a cada leitura elas fazem descobertas sobre o enredo e vão unindo informações de modo a compreender melhor a história.
O valor dos livros escolares
    Elas se sentem felizes e realizadas quando mostram, em casa, os livros emprestados pela escola. Situação que deve ser aproveitada para promover a leitura entre pais e filhos.
Os pais são o maior exemplo
    Crianças não se tornam leitoras apenas quando os pais leem para elas. É importante o convívio com adultos que gostam de ler - a rotina de uma casa onde circulam diariamente jornais, revistas e livros. Não adianta apenas falar.
Deixar livros à mão da criança e criar um ambiente propício para a leitura são ações que ajudam as crianças a pegar o gosto pelos livros!
  Dicas para os pais! A seguir, ideias de como agir no dia a dia com a sua criança, pensando em aproximá-la dos livros:
1. Cantinho da leitura
    Escolha um lugar agradável, com boa iluminação, para ler com seu filho. Vale a pena criar "o canto da leitura", lugar reconhecido como tal pelos mais novos e pelos mais velhos no cotidiano doméstico.
2. Leitura não é sonífero
   Não leia somente na hora de dormir, a criança pode estar cansada e deixar de aproveitar esse momento tão importante - cada criança tem o próprio ritmo e ele deve ser respeitado. Pior: quem lê apenas na hora de ir para a cama, trata o livro como se ele fosse um sonífero, "e pode criar o efeito contrário, excitando a imaginação infantil de acordo com o conteúdo da história", alerta Theodora.
3. Desperte o interesse
    Um modo de conquistar seu filho é revelar as razões que fizeram você comprar o livro que tem em mãos - chame a atenção dele para a capa, as ilustrações; fale sobre o autor e assim por diante.
4. Não controle o vocabulário
    Leia de acordo com o texto escrito. Mudar o vocabulário na tentativa de facilitar o entendimento pode servir apenas para empobrecer a narrativa, além de colocar em risco o enriquecimento do vocabulário da criança. Há enorme variedade de livros no mercado, com histórias maravilhosas e de fácil compreensão seja qual for a idade.
5. Faça um passeio pela leitura
    Procure sempre ajuda, nas livrarias, para chegar ao livro ideal para o atual momento do seu filho. "Faça da ida à livraria um ritual a ser desfrutado na companhia dele, um passeio tão divertido quanto ir a um parque", sugere Theodora.
6. Crie a biblioteca dele
    Preocupe-se em criar um espaço, em casa, para a criança guardar os livros que lhe pertencem. Essa biblioteca deve crescer junto dela, não apenas em quantidade, mas sim em qualidade. Criança de quatro anos não deve ler, por exemplo, o que lia aos dois anos. "Elas mudam muito a cada ano, e os pais precisam estar atentos a essa evolução", aconselha Theodora.
7. Converse sobre o que foi lido
    Faça questão de interagir com seu filho, converse com ele sobre o que mais despertou a atenção na história - vá além do gostar ou não gostar. Para tanto, leia o livro do começo ao fim para depois retornar ao início e comentar, com ele, trecho a trecho.
    O objetivo é fazer a criança recontar a história para você. Muito provavelmente ela vai narrar trechos, os que lhe causaram maior impressão, sem se preocupar em inventar um enredo. (Fonte crescer e educar )

 Eu li essa matéria no site Educar Para Crescer e achei muito interessante. A importância de iniciar bons hábitos desde pequeno é fundamental. Espero que aproveitem a matéria tanto quanto eu.

17 comentários:

  1. No meu caso, acho que foi mais pelo exemplo da minha mãe e um pouco também pelo isolamento em relação às outras crianças da minha idade.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Muito boa a matéria, vou aproveita-la com o meu sobrinho, comprar livros, ler para ele quando estiver por perto e também dá dicas a mãe dele sobre isso. É muito importante incentivar a criança a ler, a imaginar um mundo que só pode ser criado da sua maneira. Eu sempre gostei de ler, quando pequena, repetia várias vezes a mesma histórias que vinham em meus livros didáticos, por meus pais não terem o abito de ler não observaram isso, portanto não incentivaram, mas aí comecei a ler Romances com meus doze anos e minha prima foi a responsável por isso, agradeço muito a ela.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive incentivo a leitura,sempre no recreio da escola eu ficava na biblioteca,desde os 5 anos eu era viciada em leitura kkkk! Adorei a matéria.
    Beijos,Adriana.

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria é muito interessante mesmo. Acho de extrema importância incentivar o hábito da leitura aos pequenos. Mas, não basta apenas incentivar, temos que dar o exemplo também. Afinal, crianças nos têm como exemplos a ser seguidos. Essa dicas são ótimas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Postagem fofíssima e importante. Não tem nada melhor do que o exemplo e o hábito dos pais/cuidadores para incentivar a leitura dos pequenos.
    Mas as outras dicas são preciosas também. Controlar vocabulário, por exemplo, é tirar da criança a oportunidade de enriquecer o seu e aprender coisas novas.
    Gostei bastante e quando tiver alguma criança por perto, vou colocar tudo em prática!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria! Nunca tive o incentivo de ninguém pra ler: comprei uns livros e desde então não parei mais. Leio para o meus sobrinhos desde que eram bebês.
    A frase "quem lê, viaja" não é clichê, é a mais pura verdade. E quem lê tem tbm uma melhor dicção e expande seu vocabulário.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, ainda não sou mãe e vou demorar um pouquinho pra ser. Mas quando tiver um filho com certeza vou querer passar o hábito da leitura pra ele, adorei as dicas. Adorei a matéria. Sempre é bom incentivar coisas boas né?! Como a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Adriana adorei a matéria, eu sei como o habito da leitura é importante para uma criança, embora tenha pais que não possuam tal habito fui educado por professoras que reconheciam os livros como fonte de educação e crescimento, e portanto desenvolvi a paixão pela literatura. Acredito que se não fosse por essas intervenções ocorridas na escola primária e consequentemente no ensino fundamental e médio, eu teria crescido sem se quer folear um único livro.
    Porém assim como a matéria menciona, os pais precisam participar desse desenvolvimento, não se pode atribuir responsabilidades somente aos professores, pois, nem tudo que funciona para um funciona para todos, comigo pode ter dado certo, mas com outros que assim como eu não receberam incentivos em casa, a leitura tornou-se apenas mais uma atividade escolar, a famosa "tarefa para casa".

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  9. Oi Dri,
    Sempre leio com meu irmãozinho, acho essencial o incentivo, sempre dou aquela forcinha e faço o possível para tornar a leitura o mais prazeroso para ele. As dicas vão ser muito úteis.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. As dicas são ótima, para as crianças e para os pais. Achei essa matéria muito interessante. É muito importante incentivar as crianças desde cedo assim, eu nunca tive um incentivo de ninguém na minha casa e só comecei a gostar mesmo de ler com uns 16 anos...
    Adorei o post :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. vou tenta com meu irmao pq ele literalmente tah precisando de ler para ve si para de dá uma de doido , leitura muda a pessoa , quero que isso funcione nele tambem , seria um primeiro passo para um grande futuro .

    ResponderExcluir
  12. Super bacana a matéria. É fundamental incentivar a criança desde pequena pelo gosta da leitura. Tornar algo divertido e não somente ter que ler porque vale nota ou cai na prova. Esse é um grande mal. E claro, dar sempre o exemplo. Não adianta falar para a criança ler se a gente não faz o mesmo. Boas dicas para os pais e quem tem irmão/primo pequeno.

    ResponderExcluir
  13. Eu amei esse post, achei genial ea sua ideia de reunir todas essas dicas em uma matéria...Eu bem sei como é importante ler desde novo, pois meu amor pela leitura aprendi com meus pais, especialmente meu pai que sempre nos incentivou a ler e descobrir novos mundos...eu cresci lendo livros infantis, gibis, e meus pais sempre compravam todos os livrosque a escola passava e depois nos pedia pra dizermos do que se tratava (sem pressão nenhuma),transformando a leitura em algo mais significativo.Eu e meus irmãos adorávamos contar sobre o livros que líamos pois era algo que nossos pais não tinham lido,então era mais importante e emocionante pra gente...e esse amor pela leitura continua até hoje...E isso é algo que sempre gosto de compartilhar incentivar ao pequenos.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Que post fofo!Minha mae li para mim e minha irma quando pequenas.Depois,quando aprendemos a ler sozinhas ela assinava uma revista para gente(Revista Amiguinho),além de comprar os livros que a escola indicava e uma coleçao de classicos.Atualmente,nos que indicamos os livros para ela ler,rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Como estudo biblioteconomia, tenho cadeiras de incentivo a leitura que envolve contação de estórias, por exemplo.
    Ler é tudo de bom. Lamento não ter começado desde a mais tenra idade...
    É muito especial apresentar este mundo mágico a alguém.
    As dicas são super válidas... Vou compartilhar no meu face.

    ResponderExcluir
  16. amei a materia,vou aproveitar as dicas para fazer meu
    sobrinho gostar de leitura assim como eu rsrs
    BJS

    ResponderExcluir
  17. Desde pequeno sempre gostei de ler, e é o melhor hábito que existe! A leitura é fundamental no crescimento mental das pessoas, seja em qualquer idade!
    Bjos!

    ResponderExcluir